A Resiliência para superar, mudar, transformar e levar sua vida de forma plena e feliz!

Talvez você não consiga ler até o final o que tenho a lhe dizer, porque não vou lhe dar nenhuma receita fácil. Não existem dicas e fórmulas mágicas, mas, sim, trabalho e dedicação.

Vou falar sobre superação, mudança e sucesso!

Falo de mim mesma, porque desde os meus 5 anos de idade tenho passado por situações complicadas e muito difíceis, e que talvez tenham acontecido com você também. Todas as mudanças e superações que aconteceram em minha vida foram o resultado de autoempatia, proatividade, dedicação, determinação, otimismo, solução de problemas, tenacidade, esperança, flexibilidade mental, reflexão, estudo e aprendizado diário – e isso é chamado de resiliência.

Alguns fatores importantes da resiliência:

  1. Autoempatia é olhar para dentro de si, mas sem se sentir vítima da situação;
  2. Proatividade é tomar a iniciativa antes que alguém venha lhe dizer o que fazer;
  3. Dedicação é empenhar-se no que precisa ser feito, ser responsável por si mesmo;
  4. Determinação é manter-se firme no que deseja;
  5. Otimismo é olhar as coisas pelo lado positivo;
  6. Solução de problemas é ter a certeza de que é preciso agir para resolver;
  7. Tenacidade é continuar sempre, mesmo que caia várias vezes;
  8. Esperança é fazer acontecer;
  9. Flexibilidade mental é mudar a rota quando necessário;
  10. Reflexão é conversar consigo mesmo;
  11. Estudo é procurar informações sobre como ajudar a resolver;
  12. Aprendizado diário é estar aberto a aprender sempre.

Fui buscar informações, conhecimentos e testar durante um tempo para que as mudanças pudessem acontecer e a transformação, vir à tona. Muitas vezes ouvimos falar de superações que aconteceram como num passe de mágica. O que, na verdade, não nos damos conta é que as pessoas trabalham durante muito tempo, e que no momento em que estão prontas, as mudanças acontecem. Só que o que se coloca é elas aconteceram do dia para noite. É claro que existem algumas mudanças e superações cujo caminho é mais curto, sim, mas não é isso que acontece na maior parte dos casos. Temos crenças, verdades e hábitos enraizados tão profundamente que não é possível tirar as soluções da cartola, com um estalar de dedos, porque muitas vezes estamos imunes a várias mudanças.

O sucesso é igual. Mas aí você vai me dizer que têm pessoas que conseguem. E eu pergunto: Será que foi do dia para noite mesmo ou ela veio buscando o que e como fazer até que um dia ela descobriu como acender sua lâmpada? Isso é resultado de muitas tentativas sem sucesso. Basta ver o caso de Thomas Edson. Quantas vezes ele tentou inventar a lâmpada? Foram inúmeras vezes, até que ele conseguiu. Quantas horas o idealizador do Facebook ficou em sua garagem estudando e trabalhando para chegar a descobrir como fazer as pessoas se conectarem? Mais de 30 mil horas… e aí as pessoas dizem foi rápido ou pura sorte!

Preste atenção: a vida não é feita de fórmulas mágicas. Ela é feita de estudos, dedicação, determinação, persistência, acertos e erros, verdades e mentiras, amor e desamor, alegrias e tristezas, descobertas, mudanças e transformações, expectativas, decepções e aprendizados, até que possamos encontrar nosso ponto de equilíbrio, fazendo mudanças, superando e transformando nossa vida e chegando ao sucesso que desejamos e, assim, possamos levar uma vida mais plena e feliz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *